quarta-feira, 14 de julho de 2010

Luxemburgo, " oppidum " Celta...















Dos Celtas a colónia romana. Conquistada pelos Borgognoni em 1443. Seguiram-se espanhois, franceses, austriacos e prussianos. Restam fortificações para confirmar... Durante as guerras mundiais, as galerias, serviram como abrigos. Hoje é uma das principais capitais europeias. Chamam-lhe a Gibraltar do Norte. Para mim com muito mais qualidade. A não perder, a ponte Adolphe, galerias subterrâneas, as 3 torres da catedral (pontiagudas), a praça de armas, a praça Guillaume, o palácio Ducal, a praça Clairefontaine com a estátua da Duquesa Charlotte, a igreja do Espirito Santo, a porta de Grund.... muito para visitar e saborear.
Um jardim para viver. Uma lição de organização e limpeza.
Tinha passado mesmo ao lado, por várias vezes. Só agora me foi possível visitar.
Claro que gostei do que vi. Os jardins, as ruas, as casas velhas e novas, arquitectura de qualidade. Quem gostar de estatuária moderna, encontra muito com que brindar os seus olhos.
Todos os jardins as têm e a maioria das praças também. História... não vou perder tempo com ela. Todos a sabem e também é fácil de pesquisar. Os 4 dias foram curtos para ver tudo, mas valeu bem o desvio, em TGV, de Paris ao Luxemburgo.

4 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Tudo muito lindo. Parabéns pelas fotos.
Bjs

RETIRO do ÉDEN disse...

Muito belo esse País.
Mais um passeio sem sair de casa...através do seu olhar.
Bem-haja pela partilha.
Forte abraço
Mer

João Videira Santos disse...

...Cá vamos viajando pela óptica de quem...viajou!

Beijo

Zé Povinho disse...

Paragens que nunca pisei, e fiquei com pena.
Abraço do Zé